Por Mestre Jesley Alves @alves_jesley
A Umbanda é uma religião interessante com os seus fundamentos na cultura africana e indígena brasileira, mas também é permeada pelo catolicismo e kardecismo. Essa fusão de crenças e costumes deu origem a uma religião rica e complexa, recheada de mistérios e contradições.
A influência dos Cultos Proto-bantu na Umbanda é evidente. Eles nos ensinam que os Orixás, N'kises ou Vodúns são representantes do divino e que através deles podemos nos conectar com o sagrado. Eles também nos ensinam sobre a evolução pela Direita e pela Esquerda, onde devemos pensar coletivamente e individualmente.
Os cultos indígenas brasileiros são uma grande influência na Umbanda. Ele nos instruí sobre a conexão profunda com a natureza e a relevância de respeitá-la. Usando banhos, pós, argilas, terras, penas e defumações, nos preparamos para estar na presença do sagrado.
Além disso, o uso de fios-de-contas é uma
forma de separação hierárquica entre os praticantes.
O Catolicismo também teve uma grande influência na Umbanda, sobretudo na divulgação da religião e na execução de pequenos feitiços, como patuás, mandingas e simpatias. O sincretismo gerou o altar de Umbanda, onde os Santos Católicos representam as Sete emanações do divino. É importante lembrar que devemos estudar com cuidado para não absorver conceitos maniqueístas, racistas e elitistas do Catolicismo.
Por fim, o Kardecismo, a mais nova das religiões, empresta seus conceitos de doutrinação e preparação dos médiuns para o exercício da caridade. Embora tenha muitos conceitos racistas e elitistas, podemos aproveitar sua teoria de evolução.
A Umbanda é uma religião inclusiva que não discrimina com base na fé, origem, cor de pele ou sexualidade. Desde que as religiões africanas foram trazidas para o Brasil, elas foram depredadas, apropriadas e apagadas para depois "renascer" na figura do homem branco "civilizado". É importante preservar a Umbanda e sua filosofia rica e diversa.
A Umbanda que eu conheço é uma religião dedicada à prática da caridade. Qualquer manifestação espiritual que não visa à prática da caridade pode ser qualquer coisa, menos Umbanda.
A Umbanda é mais uma filosofia de vida do que uma religião, mas isso é assunto para outro post.
Deixe sua opinião abaixo!
Clica no livro para adquirir na Amazon.com
Deixem seus comentário, eu quero saber. 😎